PORTAL DO GOVERNO | FALE CONOSCO

ACESSIBILIDADE

 
 
Mapa do Site        
 


Principal > Portal de Notícias

Entidades promovem caminhada em prol da conscientização do autismo com apoio da Sefaz

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado neste domingo, 2 de abril, foi marcado por uma caminhada solidária que reuniu centenas de participantes em prol da causa na Ponta Negra, zona Oeste de Manais. Promovido por meio de uma parceria entre 11 associações, o evento teve o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/AM) e Fundo de Promoção Social (FPS).

A caminhada, que pintou de azul a estrada da Ponta Negra, contou com a participação de autistas, familiares deles e profissionais que prestam atendimento para as pessoas que apresentam Transtorno de Espectro Autista (TEA). De acordo com a presidente da associação Mãos Unidas Pelo Autismo (Mupa), Socorro Santos, a atividade teve como principal objetivo a sensibilização das pessoas para a discriminação que ainda é muito presente no dia a dia dos autistas.

“Precisamos levar informação para as pessoas e mostrar que o autismo não é uma doença e sim uma condição. Esclarecer que os autistas têm direitos que precisam ser preservados e, principalmente acabar com o preconceito, que hoje ainda é uma das principais barreiras enfrentadas para quem tem TEA”, explicou o presidente.  

Membro da Associação Amigos dos Autistas (AMA) e mãe do jovem Lucas Jefre, de 22 anos de idade, com autismo, Jelinda Jefre diz que a sociedade precisa voltar os olhos para a fase adulta dos autistas, uma vez que o a assistência, tanto social quanto de saúde, é voltada principalmente ao público infantil. “Não podemos esquecer que eles crescem e se tornam adultos. Muitas instituições não estão preparadas para atendê-los nessa fase e nós, os pais, ficamos sem essa grande ajuda”, afirmou.

Durante a caminhada, também foram realizadas atividades com piscina de bolinhas, pula-pula, circuito psicomotor e espetáculo de dança para aumentar a integração dos autistas, reduzir o nível de estresse e ampliar a concentração.

TEA - A incidência de pessoas que nascem com o TEA tem crescido, nos últimos tempos. Alguns estudos apontam fatores genéticos, outros problemas durante a gravidez. Todas as causas são suposições à medida que os pesquisadores ainda não conseguiram identificar, com segurança, a origem do transtorno.  A certeza dos especialistas é de que o estímulo correto da fala, memória, corporal, sensorial contribuem para o desenvolvimento e aquisição de habilidades.

Uma estimativa feita com base no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2000 apresenta uma taxa de dois milhões de brasileiros com TEA. Cerca de 600 mil tem menos de 20 anos de idade.

 

 Sefaz azul

A cor azul é a marca da campanha tem como tema: Manaus toda azul. A partir do dia 2 de abril, a fachada da Sefaz/AM ficará iluminada com esta cor em apoio à inserção dos autistas na sociedade.  "A Secretaria participa porque é importante lembrar que o preconceito, a discriminação são danosos para estas pessoas que devem ter seus direitos respeitados quanto qualquer outro cidadão. No nosso quadro funcional, temos um casal de servidores que possuem um filho autista. A Sefaz/AM, entendendo a dificuldade para o desenvolvimento da criança, flexibiliza o horário de expediente dos pais para que eles possam levar o filho aos especialistas", explicou o secretário de Fazenda, Jorge Jatahy.

Para ampliar o conhecimento a respeito do autismo e suas complicações junto ao público interno, a subgerencia de Assistência ao Servidor da Sefaz/AM irá realizar uma campanha pela intranet para divulgar os sintomas do transtorno que afeta mais meninos do que meninas. Em geral, o espectro se manifesta nos três primeiros anos de vida, quando os neurônios (que coordenam a comunicação e os relacionamentos sociais) deixam de formar as conexões necessárias, segundo informações do dr. Dráuzio Varela.  

 

Texto: Assessorias

Foto: Valdo Leão/SECOM

 

03/04/2017

 









Secretaria de Estado da Fazenda
Av André Araújo, 150 - Aleixo - CEP: 69060-000
Fone: 2121-1600 - sefaz@sefaz.am.gov.br
© 2014 - Governo do Estado do Amazonas