PORTAL DO GOVERNO | FALE CONOSCO

ACESSIBILIDADE

 
 
Mapa do Site        
 


Principal > Portal de Notícias

AFEAM COMEMORA 20 ANOS; EX-PRESIDENTE, SECRETÁRIO DE FAZENDA PARTICIPA DA HOMENAGEM

Nesta terça-feira (03/09), a Agência de Fomento do Estado do Amazonas S. A. (Afeam) foi homenageada em Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) pelos 20 anos de atuação. Neste período, foram aproximadamente R$ 1,6 bilhão injetados na economia e chegará até o final deste ano com 200 mil operações de crédito, sendo os municípios do interior os maiores beneficiados.

A Afeam financia empreendedores dos segmentos do comércio, indústria, serviços e rural. Segundo Marcos Vinicius Castro, diretor-presidente da Afeam, as vantagens econômicas do financiamento concedido pela Afeam são reconhecidas no mercado como um dos principais atrativos. “Saímos de pouco mais de 1.500 operações de crédito do primeiro ano e chegaremos ao final deste ano com mais de 200 mil financiamentos liberados a empresários de todas os setores da economia”, disse ele.

Alex Del Giglio, secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), ressaltou a importância da Afeam em levar desenvolvimento a todo Estado. “A Afeam é uma instituição muito importante porque leva o desenvolvimento não só para a capital, mas para o interior, sobretudo para pessoas com pouca condição financeira, que conseguem financiamentos  gerando oportunidade e renda no nosso Estado”, afirmou.

Homenagem - De autoria dos deputados Josué Neto e Adjuto Afonso, a solenidade contou com a participação de funcionários da Afeam, representantes de instituições e secretarias parceiras e clientes convidados.

Josué Neto, presidente da Aleam, afirmou que o trabalho diferenciado da Agência está em garantir o crédito a todas as pessoas. “A Afeam quando olha para as pessoas, olha sem distinção de classe social ou orientação política, de origem. Ela promove atividades produtivas de micros, pequenos e médios empreendedores e o que a distingue é o fator social que orienta suas ações com foco na geração de trabalho”, disse.

Para o deputado Adjuto Afonso, os números da Afeam são provas da contribuição da instituição para o desenvolvimento do Estado. “Mais de 590 mil empregos já foram gerados com recursos de mais de R$ 1,5 bilhão para produtores e empresários. Imaginem a importância para o desenvolvimento da economia do nosso Estado”, disse.

Na oportunidade, foram homenageados os ex-presidentes que fizeram parte da história da Afeam, como Silvestre Castro Filho, primeiro diretor-presidente da Agência, Pedro Falabella (em memória) representado pela viúva Sheila Falabella, Evandor Geber (em memória), Alex Del Giglio, Jessé José Vieira, representante dos funcionários da Afeam, Maria do Carmo, cliente especial, e Marcos Vinicius Castro, atual diretor-presidente da Agência.

“Foi minha primeira experiência como gestor em um nível hierárquico mais alto. Isso obviamente me trouxe muito aprendizado e diria que foi uma preparação para que pudesse assumir conhecendo todos os conceitos e vieses do poder público”, afirmou Alex Del Giglio.

Serviço - Para comemorar a data, a Afeam lança ainda, mais um serviço ao cliente. Com apenas alguns cliques no site da Agência, o interessado pode saber qual o perfil de financiamento mais adequado, quais linhas de crédito estão disponíveis, simuladores e agendamento. Em 2019, a Agência também passou a contar com o aplicativo para dispositivos móveis.

Fonte de recursos - As operações de crédito são realizadas com recursos do Fundo de Fomento às Micro e Pequenas Empresas e ao Desenvolvimento Social do Estado do Amazonas (FMPES) e do Fundo de Fomento ao Turismo, Infra-estrutura e Interiorização do Desenvolvimento do Estado do Amazonas (FTI), que tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Estado do Amazonas por meio de programas de financiamento, tanto na capital quanto no interior.

História - A Afeam foi constituída em Assembleia Geral no dia 4 março de 1999, tendo como acionista controlador o Estado do Amazonas e acionista minoritário o município de Manacapuru. É instituição financeira não bancária, subordinada à fiscalização e à supervisão do Banco Central do Brasil (BCB).

Mais informações: www.afeam.am.gov.br

04/09/2019

 









Secretaria de Estado da Fazenda
Av André Araújo, 150 - Aleixo - CEP: 69060-000
Fone: 2121-1600
© 2014 - Governo do Estado do Amazonas