PORTAL DO GOVERNO | FALE CONOSCO

ACESSIBILIDADE

 
 
Mapa do Site        
 


Principal > Portal de Notícias

MULHERES CELEBRAM DIA INTERNACIONAL EM CORRIDA COM MAIS DE MIL PARTICIPANTES

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado com suor e energia na sétima edição da Corrida e Caminhada da Mulher Amazônica, que reuniu mais de mil participantes neste domingo (8), no estacionamento da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz/AM).


O evento organizado pelo Instituto Talento Amazônico (ITA) celebrou o sexo feminino, sem esquecer da presença masculina. Havia provas individuais por gênero e também para casais.

“Procuramos diversificar as categorias para contemplar as diversidades de atletas. O número de participantes foi bastante expressivo. Apenas duas categorias não registraram inscritos: a de deficientes auditivos e de visuais”, salientou a organizadora Jeroniza Albuquerque.

Outro recorde da competição pedestre foi a expansão da solidariedade. Dentre as regras para a inscrição, estava a doação de um quilo de leite em pó. Foram coletadas mais de uma tonelada de alimentos não-perecíveis, entregues para entidades sociais ainda na manhã de domingo.

Vencedores

Na categoria geral masculino, o primeiro a cruzar a linha de chegada, com o tempo de 19’36”, foi Juarez Rosa Silva, que tem uma larga experiência na prova - já venceu a competição três vezes.

Em segundo lugar, ficou o venezuelano Eudes Jesus Piamo Ynfante, que cruzou a linha de chegada 11 segundos depois do campeão. Em terceiro, o atleta de Roraima Wilbert Pereira de Souza.

Na categoria geral feminino, Ciranilde Santos da Silva foi a primeira a fechar os 7 km de prova sob sol forte, com o tempo de 25’17”. Márcia Monteiro Rodrigues e Maria Cristiane dos Anjos conquistaram o segundo e terceiro lugar respectivamente.

Na categoria casal, Márcia e Lincoln chegaram em primeiro lugar de mãos dadas com o tempo de 23’48”. Rose Luis e Francisco Irinaldo Alves ocuparam o segundo lugar no pódio e Churu e Elesson da Costa, o terceiro.

Na categoria usuário de cadeira de rodas feminino, Brenda Azevedo Ribeiro superou o forte calor e fechou a prova em primeiro lugar com o tempo de 26’56”. Maria das Graças Sena chegou em segundo e Carolina Rayane Corrêa em terceiro.

Na categoria usuário de cadeira de rodas masculino, Francisco de Barros Pimenta, que participa desde a primeira edição da prova, fechou em primeiro lugar com o tempo de 21’55”. Érico Silva da Cruz chegou quase colado. Foi o segundo, com 21’58”. Em terceiro, Dyonatha Nunes Pereira.

Na categoria Imprensa, só os homens gastaram a sola do tênis no asfalto da Avenida André Araújo. Nenhuma mulher se inscreveu. Conquistou o primeiro lugar Ednelson Castro Rodrigues, com o tempo de 27’11”. Cesar Raimundo da Silva Nunes ficou em segundo e Clóvis Augusto Pantoja em terceiro.

A prova mais esperada pelos funcionários da Sefaz/AM foi a da categoria servidor fazendário, que homenageia os funcionários da instituição. E se engana quem pensa que eles participaram só para marcar presença.

Na categoria servidor fazendário masculino, Adão Sérgio Reis mostrou que o treino prévio e o alongamento deram resultado. Conquistou o primeiro lugar com 33’23”. Já o segundo e terceiro lugar foi uma decisão de centésimos. Eber Ramos, o segundo e Marcelo Delduque Padilha, o terceiro, registraram o mesmo tempo: 35’15”.

Bi campeão da prova, Adão falou da importância dos treinamentos para a obtenção do resultado – ele treina durante seis dias na semana, natação, corrida e musculação. “Há cerca de 10 anos, eu pesava 110 kg. Hoje, peso 86kg”, diz ele, que começou a praticar o esporte sob influência da esposa e nunca mais deixou de correr.

Na categoria servidor fazendário feminino, Michele Kakihara venceu com tranqüilidade. Fechou a prova com 45’17”. A experiente Jane Maria Santana, que retornou as corridas depois de um breve afastamento do esporte, fechou em segundo; Adriana Soares Mourão, em terceiro.

Feliz com o resultado, Michelle falou da importância que tem a corrida para ela e se disse surpresa com a própria vitória. “A sensação é de bem estar que (a corrida) promove, além de me desafiar e superar a cada prova. Sim, fiquei bem satisfeita com o resultado, não esperava ficar em primeiro!”, disse ela.

10/03/2020

 









Secretaria de Estado da Fazenda
Av André Araújo, 150 - Aleixo - CEP: 69060-000
Fone: 2121-1600
© 2014 - Governo do Estado do Amazonas