Sefaz leva destaque ao cenário nacional e anuncia evento sobre ouvidorias no estado
A Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM) anunciou que Manaus será sede de um seminário voltado às ouvidorias públicas de todo o país, a ser realizado entre os dias 15 e 17 de outubro de 2025. A abertura do evento acontecerá no Teatro Amazonas e nos dias seguintes, oficinas técnicas e painéis de debate serão realizados no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).
O anúncio foi feito pela Chefe da Ouvidoria Fazendária da Sefaz, Ellen Patrícia, durante participação no I Seminário Nacional de Ouvidorias Públicas de 2025, realizado em Belo Horizonte (MG), que ocorreu na semana passada. Representando o estado do Amazonas, a Sefaz foi um dos órgãos convidados para fazer parte do evento, onde na ocasião fez o convite aos presentes no debate.
"A participação do Amazonas neste seminário reforça a atuação das nossas práticas no estado. Mostra que estamos no caminho certo, ao buscar constantemente a escuta qualificada, a transparência e o diálogo com o cidadão. O que vamos poder evidenciar durante o evento que faremos em Manaus", afirmou Ellen Patrícia.
“Com a realização do seminário em Manaus, a Secretaria de Fazenda busca expandir o debate sobre a importância da atuação das ouvidorias na gestão fazendária, além de fortalecer as práticas locais e atrair representantes de diversos estados, consolidando o Amazonas como um polo estratégico de diálogo e inovação no setor público”, destacou o secretário de Fazenda Alex del Giglio.
Rede de ouvidorias
Promovido pela Rede Nacional de Ouvidorias (Renouv) com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), o seminário em Belo Horizonte teve como tema central “Ouvidoria Contemporânea” e contou com a parceria do Sistema Nacional de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (SisOuv), da Receita Federal e do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE/MG).
A programação do evento incluiu palestras com especialistas, painéis temáticos e oficinas técnicas que abordaram temas como inovação digital, escuta ativa, proteção de dados, diversidade, mediação de conflitos e gestão estratégica das ouvidorias. O objetivo principal foi fortalecer o papel estratégico das ouvidorias públicas na administração atual, promovendo também a troca de experiências e a disseminação de boas práticas entre os órgãos públicos.
Segundo a organização, o evento foi estruturado em formato presencial e virtual, por meio do YouTube, para estimular a interação direta entre os participantes e fomentar a criação de redes colaborativas, com foco no aprimoramento da gestão pública e no fortalecimento do controle social.
Fotos: Divulgação Sefaz