SEFAZ

Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas

Secretário da Fazenda Alex del Giglio recebe medalha do mérito comercial na Fecomércio

O secretário de estado da Fazenda Alex del Giglio foi homenageado nesta quinta-feira, 11, na 9ª reunião de diretoria da Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio), ocasião em que recebeu a medalha do mérito comercial devido à “sua contribuição ao fortalecimento do comércio amazonense”.

Concedida pela Fecomércio Amazonas para homenagear personalidades e instituições que contribuem para o desenvolvimento econômico e social do estado, a honraria foi entregue pelo presidente da federação, Aderson Frota, que destacou a condução exitosa da fazenda estadual durante momentos importantes e delicados na economia do estado.

Frota ressaltou o “trabalho consistente” da pasta da fazenda no amazonas em meio aos desafios econômicos advindos da pandemia de Covid19, em 2020 e 2021, e das estiagens de 2023 e 2024, eventos extremos que tiveram graves repercussões na dinâmica da econômica local, assim como a condução dos trabalhos técnicos voltados à preservação da Zona Franca de Manaus no âmbito da reforma tributária.

“Nesses últimos quatro anos, cinco anos, nós tivemos momentos de grandes dificuldades, em que o comércio ficou fechado por meses, com falência de algumas empresas, desemprego. Manter o diálogo com as autoridades, para conseguir um refúgio, para conseguir uma dilatação de prazo, foi muito importante”, declarou Frota ao citar o trabalho desenvolvido pela Sefaz nesse período.

O secretário executivo de Desenvolvimento do Amazonas (Sedecti), Gustavo Igrejas, representou o governador Wilson Lima na ocasião e destacou a importância da homenagem. “Essa homenagem é justa e merecida, pois reconhece não apenas o compromisso e a dedicação do secretário, mas também sua postura de diálogo permanente fundamental para o fortalecimento da nossa economia”, pontuou.

Ex-superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Igrejas também enalteceu o papel do secretário de fazenda na condução das discussões em torno da reforma tributária, que “vem garantindo a preservação das vantagens comparativas da Zona Franca e assegurando a continuidade do modelo”.

Secretário destacou importância do comércio para a atividade econômica

Ao receber a condecoração, o secretário Alex del Giglio se disse honrado pela homenagem e a estendeu à equipe e aos servidores da Secretaria de Fazenda. Ele também destacou a importância do comércio para a atividade econômica e geração de empregos no estado do Amazonas, assim como a importância da Fecomércio como instituição catalisadora deste processo.

“Em um Estado de dimensões continentais e desafios logísticos únicos, o comércio cumpre o papel de elo integrador, conectando produtores e consumidores, encurtando distâncias e assegurando o fluxo de bens e contribuindo de forma decisiva para a arrecadação pública. É aqui que entra a Fecomércio, uma instituição imprescindível para o presente e o futuro do comércio amazonense”, declarou.

Participaram da cerimônia autoridades e representantes dos três poderes no Amazonas, além de lideranças de entidades de classe do setor produtivo local. Destaque para do desembargador do trabalho Audaliphal Hildebrando da Silva; do presidente Federação das Indústrias (Fieam), Antonio Silva; do presidente da Associação Comercial do Amazonas, Bruno Pinheiro; do deputado estadual João Luiz Almeida e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB-AM), Jean Cleuter.

Foto: Divulgação